segunda-feira, 2 de setembro de 2013

SHOWROOM

Diretora Lúcia Casali concede
entrevista

           Sistema Prisional Paulista apresenta Showroom em  trabalho realizado pelos presos do estado. 


           A Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap) inaugurou um novo empreendimento sexta-feira passada, 12/07, na área externa da Penitenciária II de Tremembé. 
Trata-se de um espaço onde seus clientes e possíveis novos compradores poderão conhecer in loco o funcionamento de um Centro de Qualificação Profissional e Produção. Este showroom, instalado na região do Vale do Paraíba, foi projetado para apresentar aos seus visitantes uma linha de produção do Mobiliário Administrativo.

          Hoje, a Funap conta com 25 Oficinas espalhadas em diversos estabelecimentos prisionais em todo o estado de São Paulo. O showroom representa mais uma unidade de produção, já que além de agregar em um único local tudo o que é produzido nas demais unidades, apresenta todos os produtos confeccionados pelos cerca de 1.500 presos/mês que são diretamente beneficiados pelo Programa de Trabalho e Geração de Renda. Cada preso, além da geração de renda (3/4 do salário mínimo) é beneficiado pela remição da pena (a cada três dias de trabalho, um dia de pena é remido).

           Cumprindo pena em regime semiaberto, o detento Kleber Ricardo P. de Souza é o responsável pelo controle de qualidade das peças ali produzidas. “Aprendi todo processo de fabricação e, mais importante, tive novos sonhos e planos traçados”, afirmou. Na região do Vale do Paraíba, 300 detentos em sete unidades prisionais participam diretamente do Programa de Trabalho e Geração de Renda, especificamente nas oficinas da Funap.

           Estiveram presentes na inauguração do showroom o secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, o coordenador das Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba, Luiz Henrique Righeti, a presidente e a diretora executiva da FUNAP, Ana Maria Tassinari e Lúcia Casali, respectivamente, além de diversos diretores das unidades prisionais e convidados.

           Os produtos expostos no showroom são os mobiliários administrativo e escolar, a linha de confecção com os uniformes, as cadeiras e longarinas, as espumas dos colchões antichamas, além do artesanato da grife “Daspre”. Neste único local, é possível acompanhar uma linha de montagem, observar os presos do regime semiaberto trabalhando e, mais importante, conhecer a qualidade dos produtos que são confeccionados dentro do Sistema Prisional Paulista, facilitando aos interessados em avaliar e fazer parte deste projeto de ressocialização da pessoa presa.

           De acordo com a diretora executiva da Funap, Lúcia Casali, o dinheiro arrecadado com as vendas dos produtos é aplicado nos programas de ressocialização da Fundação. “Eu acredito no ser humano, então, vale a pena investir para a recuperação desta pessoa presa”, finalizou.


Fonte: SAP