sexta-feira, 13 de setembro de 2013

CENTRO DE DETENÇÃO PROVISÓRIA

Projeto Esclarecer no Centro de Detenção Provisória “ASP Willians Nogueira Benjamim” de Pinheiros II

                          Focado em escola, inclusão digital e leitura, iniciativa dá perspectivas a detentos.
O Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Willians Nogueira Benjamim” de Pinheiros II investe na educação como forma de promover a reintegração social de reeducandos. Através do Projeto “Esclarecer”, realizado dentro da unidade, os detentos dão continuidade ao ensino fundamental, participam de atividades de incentivo à leitura e participam de cursos de noções básicas de informática.

             Como explicam Eliane de Souza e Elder Alves Ferrari, respectivamente diretora técnica de Saúde e diretor de Segurança e Disciplina da unidade, a iniciativa tem como principio a humanização da pena, propiciando aos presos o retorno ao convívio social de forma saudável, prevenindo assim a reincidência no crime.

             O eixo “Esclarecer – Buscando o Saber” é uma escola de ensino fundamental vinculada à Escola Estadual “Romeu de Moraes”. Já no eixo “Esclarecer – Buscando a Luz”, os reeducandos têm acesso a uma sala de leitura com acervo de 8,5 mil livros de temas variados. A circulação média de títulos é de 1,2 mil livros/mês. No terceiro foco, denominado “Esclarecer – Buscando a Inclusão Digital”, são ofertados cursos de iniciação à informática. A sala com 11 computadores foi inaugurada em 02/04 deste ano e nela têm aulas 40 reeducandos (10 em cada turma).

             Os cursos são ministrados por dois reeducandos presos com conhecimento na área. É ensinado o funcionamento das principais ferramentas, através da criação de textos – ofícios, cartas – planilhas, atalhos e pastas. São feitos questionários para reflexão dos detentos, desenvolvendo a habilidade do aluno em criar atividades no editor de texto e compreender a utilidade de planilhas de controle.

             De abril até o momento, a direção da unidade observa uma mudança positiva no comportamento dos participantes do curso. Segundo Souza e Ferrari, isso contribui diretamente para manter a ordem, segurança e disciplina do estabelecimento prisional, pois os que participam das oficinas falam delas para seus colegas, que por sua vez procuram manter o bom comportamento para poderem participar das próximas turmas.

             Guilherme Silveira Rodrigues, diretor geral do CDP, explica que o último eixo do projeto “Esclarecer” surgiu por anseio da população carcerária da unidade, expressa na fala de um reeducando quando da entrega de diplomas de curso realizado naquele CDP: "Ainda quero aprender a mexer com aquele bichinho que fala do outro lado do mundo", declarou o detento, emocionado os presentes na solenidade.

Fonte: SAP