terça-feira, 9 de abril de 2013

CONSTRUÇÃO DE PENITENCIÁRIA EM BERNADINO

Prefeitos não querem penitenciária em Bernardino

         A construção de um presídio em Bernardino de Campos, pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), com capacidade para 768 presos condenados, está causando apreensão na região. Os prefeitos integrantes da Ummes — União dos Municípios da Média Sorocabana — decidiram fazer uma mobilização, segundo informou o prefeito de Ipaussu, Luiz Carlos Souto, (PSB). O assunto foi discutido na sede da Ummes, em Santa Cruz do Rio Pardo.
         Na reunião, presidida por Moacir Benetti — prefeito de Bernardino de Campos —, os prefeitos mostraram-se preocupados com a construção do presídio. Todos disseram ser contra a obra.

         Segundo informações levantadas pelo presidente da Ummes, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) pretende aumentar sua capacidade carcerária com a construção de 44 presídios que devem abrigar 36 mil presos em todo Estado de São Paulo. 
         Benetti lembrou que Bernardino de Campos tem déficit habitacional. “Não temos nem residências para alugar para famílias de presos. Se hoje temos 10 imóveis para locação é muito”, ressaltou.
O prefeito Moacir Benetti lembrou que a cidade sequer possui fórum. Todos os processos de Bernardino tramitam em Ipaussu e, com a construção de uma penitenciária em Bernardino, existe a possibilidade do sistema jurídico das duas cidades entrarem em colapso. “Faremos o possível para barrar esta obra”.
         O chefe de gabinete da prefeitura de Ourinhos, Ronaldo Mori, e o secretário de assuntos jurídicos, Márcio Hernandez, também participaram da reunião e manifestaram-se contra a penitenciária. “Estamos representando o prefeito Toshio Misato e tentaremos, com os demais prefeitos, fazer um trabalho para que não haja construção de penitenciária em Bernardino de Campos”, anunciou Ronaldo.

         Para o chefe de gabinete da prefeitura de Ourinhos, a notícia da construção da penitenciária causou impacto. “A instalação de presídio é completamente negativo para a sociedade”, argumentou. Ronaldo contou que diversas entidades de Ourinhos pediram informações na prefeitura e exigem uma mobilização geral da região para evitar a penitenciária.

         O prefeito de Óleo, Jordão Antônio Vidotto (PSB), acha que a região não precisa de penitenciária. “A cidade de Bernardino de Campos receberá um fluxo maior de presos, que sempre traz problemas. Nós não queremos presídios”, criticou.