O projeto “Ler é Bom,
Experimente!”, que ocorre nas unidades prisionais informou em 8 de outubro,
a escolha do texto produzido pela reeducanda, Maria de Fátima Bezerra, reclusa na Penitenciária
Feminina (PFII) de Tremembé para integrar o livro de crônicas –
Volume 6 que foi publicado em 18 de novembro, em evento na Biblioteca Municipal
Jorge Guilherme Senger, Alto da Boa Vista - Sorocaba. Com devida autorização da
detenta, o texto faz parte da publicação.a escolha do texto produzido pela reeducanda, Maria de Fátima Bezerra, reclusa na Penitenciária
A produção textual da
reeducanda, intitulada “Dia Seguinte”, fala sobre a monotonia de um dia chuvoso
e perspectiva da esperança após a chuva.
No lançamento do livro, houve
palestra do escritor e coordenador do trabalho, Láe de Souza, para estudantes
participantes do projeto no qual foram convidadas a sentenciada e a professora
ministrante das aulas na unidade, Almerinda Pinheiro Faroni Guimarães da Escola
Estadual Comendador Teixeira Pombo de Tremembé. Por conta do regime fechado,
Maria de Fátima não pode comparecer e foi representada pela Diretora Técnica II
da PFII de Tremembé, Ludimila Martins Pombo Albanese.
Almerinda destacou na palestra a
aceitação que as alunas tiveram pelo projeto e a escolha do texto da
reeducanda.
O projeto, desenvolvido em todo
país há 14 anos pelo Grupo Projetos de Leitura, aprovado pelo Ministério da
Cultura, objetiva incentivar a leitura oferecendo livros e materiais didáticos
gratuitamente aos participantes.
Este ano o Grupo de Projetos de
Leitura fez parceria com a Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região do
Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) que iniciou simultaneamente as aulas em
abril no Centro de Progressão Penitenciária de Tremembé, Centro de Detenção Provisória
de Taubaté, Centro de Detenção Provisória de Caraguatatuba, Penitenciárias
Femininas I e II de Tremembé, Penitenciária I de Tremembé e Penitenciária I de
Potim, cada unidade com uma turma.
Por meio da leitura de livros
doados de autoria do escritor Laé de Souza, os alunos desenvolvem o hábito de
ler e promovem atividades sobre as obras do autor, que incluem a elaboração de
textos baseados nos personagens ou crônicas dos livros. Concursos para escolha
dos melhores três textos da sala objetivam ganhar uma obra do autor, assim como
a escolha de um texto entre as unidades para fazer parte do livro de crônicas
do projeto.
“A leitura nos faz compreender o
mundo e tem a capacidade de, até, mudar o nosso destino. Certamente ajudará a
combater o tédio, trará momentos de diversão e reflexão e, espero, que traga
benefícios aos participantes do projeto”, afirma Souza que idealiza formar
novos leitores com esse trabalho, que também foi aplicado em 2008 com os
reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Mongaguá.
Pela experiência positiva, a
iniciativa será oferecida às demais unidades prisionais da Corevali e
apresentado aos outros Grupos Regionais de Ações de Trabalho e Educação
(Grates) de todas as coordenadorias, como atividade complementar.
Fonte:
http://www.sap.sp.gov.br/
Luiz
Correia - Assessoria de Imprensa - SAP acessado em 04/12/14 as 14H46.