segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

PENITENCIÁRIA DE MIRANDÓPOLIS INTRODUZ PROJETO “CINEMA VAI À ESCOLA” PARA SEUS ALUNOS.

O projeto Cinema vai à Escola foi implantado pela primeira vez na Penitenciária ASP Lindolfo Terçariol Filho de Mirandópolis, pelo Programa Cultura da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
Com o objetivo de disciplinar, avaliar a receptividade dos destinatários e passar conteúdos relevantes da sociedade por meio de recursos audiovisuais, o projeto tem como público alvo os reeducandos do ensino médio (EJA - Educação de Jovens e Adultos). 

Interessada em aplicar em seus programas sociais, a Fundação Prof. Dr. Pedro Manoel Pimentel (Funap) resolveu aderir também à ideia e levou esse benefício ao Programa de Educação Para o Trabalho (PET), formador de profissionais técnicos.
O método utilizado é constituído na apresentação de filmes pertencentes ao acervo disponibilizado pela Secretaria de Educação, com o tema de escolha proposto pelo planejamento prévio e o interesse do público alvo. Após assistirem a obra cinematográfica é feita uma avaliação geral dos reeducandos com a utilização das atividades variadas: debates, produção de textos e cartazes.
A inauguração do projeto na unidade prisional contou com a exibição do documentário Lixo Extraordinário, para os reeducandos do ensino médio e o filme Gran Torino, para os participantes do PET, tendo o primeiro como objetivo a conscientização de problemas sociais e ambientais do descarte no lixo da sociedade atual e o segundo visa debater questões preconceituosas, no caso a xenofobia, e sobre a crise econômica na década de 70.
Ao término dos vídeos foram realizadas produções de textos, debates, sinopses de filmes para os alunos do ensino médio EJA e confecção de cartazes e textos dissertativos para os participantes do PET.
Com resultados positivos, o programa continuará a ser aplicado e ainda será oferecido aos reeducandos do PET, pelo caráter informativo e amplo de conhecimento do projeto.


Fonte: http://www.sap.sp.gov.br/ - Assessoria de Imprensa - Luiz Correia Acessado em 26/06/2014  as 08h06