quinta-feira, 24 de abril de 2014

ENSINO, EDUCAÇÃO E SERVIÇO SOCIAL (ESTUDO 1ª PARTE)


           Primeiramente é o nosso dever salientar que, o ano de 1967 foi prospero para o Setor de Instrução e Educação, face ao apoio recebido da Diretoria Geral do Departamento dos Institutos Penais do Estado, na pessoa do MD. Dr. Fernando José Fernandes; Diretoria da Penitenciaria, Dr. Durval Carrera de Castro e Silva; Divisão Penal, Dr. Waldemar Machado de Barros e Divisão de Produção e Laborterapia, Dr. Remo Niglio. Destacamos a criação da Escola de Datilografia, oficializada pelo Ensino Profissional do Estado, com instituição dos diplomas em tamanho pequeno, com invólucro de plástico e fotografia, (sem qualquer timbre do D.I.P.E. ou da Justiça).


           A ampliação de salas de aulas do Curso primário, que veio proporcionar um atendimento mais racional para a alfabetização dos reeducandos. E esta alfabetização dos reeducandos, num presídio, tem um sentido mais amplo. A maioria dos que ingressam ao presídio é analfabeta e sua alfabetização é necessária para se evitar a reincidência criminal. O processo didático-pedagógico aplicado na reeducação do delinqüente é o único meio de ajuda-los a compreender os problemas sociais que irão enfrentar, quando de volta à liberdade.

           Além, deste curso, são proporcionados outros que os habilitam a ganhar o próprio sustento, mercê de um trabalho honesto.

           A transferência da sala do Curso de Musica, para um local mais amplo e com melhores condições para o ensino da musica, foi outra melhoria realizada em 67. Outras ampliações, como na sala de Desenho-Técnico e Desenho Artístico, foram feitas para melhor atender os reeducandos que realmente desejam estudar.

           Podemos também salientar o projeto da instituição do Curso de Taquigrafia e Salão de Leitura, que deverão funcionar no 2° semestre de 68.

           Esses benefícios proporcionados em 1967 deram seus primeiros frutos, segundo os dados que podemos apresentar:

Porcentagem de Alfabetização....................................70,5%
Promoção de 2° p/ 3° grau primário .............................64,5%
Promoção de 3° p/ 4° grau primário .............................63,4%
Diplomados no Curso Primário......................................91,0%

      No Curso de Datilografia foram examinados 9 reeducandos, sendo todos diplomados.
      No Curso de Desenho-Técnico foram examinados 18 reeducandos, sendo promovidos 10.
      No Curso do 1° estágio da pena, foram examinados 320 reeducandos, sendo todos promovidos.






                              

FESTA DE ENCERAMENTO DO ANO LETIVO DE 1967

           No dia 19 de dezembro, foram realizadas as festividades comemorativas ao encerramento do ano letivo, a qual contou com a presença do Excelentíssimo Sr. Dr. Anésio de Paula e Silva – DD. Secretário da Justiça; M.M. Dr. Otávio Egydio Roggiero, Juiz das Execuções Criminais; Exmo. Sr. Dr. Fernando José Fernandes – DD. Diretor Geral do Departamento dos Institutos Penais do Estado, que foi o paraninfo dos diplomados; representantes do 2° Exercito e Força Pública e outras autoridades civis e militares, quando então foi procedida a entrega de prêmios colocados das classes; certificado de conclusão do Curso Primário e, os diplomas aos que concluíram com média satisfatória o Curso de Datilografia.

           Acreditamos que em 68, em face das providencias tomadas, os resultados deverão ser melhores.

Fonte: Acervo do Museu Penitenciário 
Estudado em 07/04/2014